Lumife @ 17:36

Sab, 08/01/05

moda.jpg



.


O SEU A SEU DONO



Por lapso não fizémos menção à origem das fotos e outros elementos dos Grupos
Corais Alentejanos que temos vindo a apresentar.


São pertença da Moda - Associação do Cante Alentejano.


Aqui lhe queremos manifestar o nosso reconhecimento e prestar a merecida
homenagem pelo trabalho realizado.


Transcrevemos a seguir os objectivos desta Associação:



"PRINCÍPIOS


A necessidade de dar um enquadramento organizativo ao considerável número de grupos corais existentes em todo o Alentejo, e nas comunidades onde a "alma alentejana" está presente, (actualmente mais de cem Grupos), levou à criação de uma estrutura que permitisse suprir a débil experiência associativa na área do cante.

Assim, em Fevereiro de 2000, foi constituída a MODA - ASSOCIAÇÃO DO CANTE ALENTEJANO, pessoa colectiva gerada no seio de vários grupos corais e de alguns amigos do cante, que visa intervir nas áreas da divulgação, promoção e organização da tradição vocal do Alentejo.

A MODA propõe-se congregar num movimento de opinião e de intervenção, quantos se têm dedicado ao cante alentejano quer ao nível do seu estudo e da sua interpretação, quer ainda ao nível do seu entendimento e apreciação.

Essencialmente, pretendemos a dignificação e valorização do "cante" e dos intérpretes, por se tratar de um património vivo de valor fundamental para a conservação da identidade de um povo e por ser uma referência cultural da região.

Como tal, todas as actividades da MODA projectadas para o futuro, visam dar novo alento aos nossos Grupos Corais, de forma a reforçar sempre a qualidade do "cante", sua interpretação, bem como a organização dos próprios Grupos.

Nesse sentido, queremos incentivar a constituição de associações culturais em torno de cada grupo coral, de modo a que o mesmo possa ter coesão e capacidade organizativa numa lógica empreendedora, gerando movimentos de apoio das comunidades em que se inserem.

Queremos também que se introduza em cada Grupo Coral um sentimento de responsabilidade pelo papel relevante que desempenham cultivando o rigor e qualidade no que vestem e no que cantam.
É importante ter como pano de fundo de toda a actividade dos Grupos a existência de um sentimento de orgulho e de dignidade tanto no "Cante" como na imagem e representação do Alentejo. Consequentemente, os elementos dos Grupos deverão ter cada vez mais cuidado com a forma como se apresentam no acto de cantar, com brio e saber, reforçando a identidade da região a que pertencem.

A MODA pretende, ainda, ser uma força constante de pressão junto dos poderes e grito permanente a soar nas consciências, para que aos Corais seja reconhecida a atenção, o valor e o apoio que lhes são devidos. A MODA quer que a nossa constante disponibilidade e gosto pelo "cante" seja correspondida por uma atitude, por parte dos diversos poderes, de admiração e respeito pelo trabalho artístico dos Grupos.

A MODA deseja também apoiar e incentivar toda a pesquisa e recolha do cancioneiro tradicional alentejano, dos valores etnográficos de cada Região e da história do "cante", recuperando memórias que preservem a genuinidade do cantar e da sua representação e evitem a adulteração das letras e das melodias.

Em síntese, o objectivo da MODA, reside no reforço organizativo dos Grupos Corais, na contínua qualidade do Cante até à perfeição, na valorização do porte e do traje etnográfico, únicos factores que lhes darão credibilidade, suscitarão admiração no escutar do "cante", atrairão elementos mais jovens para os Grupos e defenderão a sua existência no futuro, apesar de o mundo rural em que nasceram já ter desaparecido."



.


A MODA - Associação do Cante Alentejano merece uma visita aprofundada.


O seu sie é http://205.214.73.69/index.php



Anónimo @ 09:00

Ter, 11/01/05

 

Devemos manter as tradições e sobretudo incentivá-las pois sao o que de mais precioso temos na nossa terra. Escusado será dizer que pelo menos no mundo bloguista a tua contribuição tem sido extensa e produtiva , pelo menos eu aprendi imenso com o teu blog. No passado domingo , estive a ver um documentário sobre regiões e notei que cada vez mais jovens se comunicam com a terra e começam a vestir a camisola das tradições mesmo as mais antigas e isso é reconfortante para o nosso país , pois mesmo com o passar dos anos , a história do nosso pequeno mundo não morre ! Beijo enormeMónica
(http://mco.blogs.sapo.pt)
(mailto:monicacarvalho1@sapo.pt)

Anónimo @ 17:38

Seg, 10/01/05

 

Carlos agradeço mas é o mesmo site.

O Turista não tenhas dúvida.

AbraçosLumife
(http://fotoseimagens.blogs.sapo.pt)
(mailto:lumife@sapo.pt)

Anónimo @ 11:10

Seg, 10/01/05

 

Experimenta este site: http://cantoalentejano.com/Carlos Tavares
(http://o-microbio.blogspot.com)
(mailto:carlos.roquegest@mail.telepac.pt)

Anónimo @ 01:59

Seg, 10/01/05

 

O "cante alentejano" é sem dúvida um "patimónio nacional"!!
Excelente!!
;)
Boa Semana
O turista
(http://www.turistar.blogspot.com/)
(mailto:oturista@aeiou.pt)

Janeiro 2005
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
14

16
17
20
21
22

23
25
28

30
31


Pesquisar
 
eXTReMe Tracker
blogs SAPO