Lumife @ 23:28

Ter, 14/12/04

g.c.cuba.jpg



.



Fundação - 1933


Cuba


Traje - de Ceifeiro



.


História e Características


A polifonia vocal executada a duas, três ou quatro vozes sem acompanhamento instrumental é uma das características marcantes da música tradicional em Portugal. O canto polifónico detém um lugar central na vivência social e lúdica de algumas regiões do continente português.



No Baixo Alentejo, muito particularmente, cantar em polifonia é um acto colectivo através do qual os alentejanos exprimem as suas emoções e ideias, reavivam as suas memórias e vivências e comunicam as suas reivindicações.



A tradição vocal polifónica no Baixo Alentejo, localmente designada "Cante", é constituída por um repertório de modas, versos ritmados cantados a duas vozes, em forma estrófica, sem acompanhamento musical.



Escutar o Grupo Coral "Os Ceifeiros de Cuba", um dos representantes desta tradição, é um convite para partilhar um dos modos mais eloquentes de ser alentejano.



Em 1933 foi fundado o Grupo Coral "Os Ceifeiros de Cuba" por António Luís Fialho. A sua primeira apresentação pública foi na Feira de Cuba desse ano, também ela dando os seus primeiros passos, pois foi esta a sua primeira edição. A criação do Grupo ultrapassou as marcas da protecção e manutenção do Cante Alentejano, para estabelecer uma ligação simbólica com o escritor que viria a ser adoptado como patrono do Grupo - Fialho de Almeida - sendo o seu nome inspirado no texto "Ceifeiros" daquele escritor.





Ao longo da sua história tornou-se um dos grupos mais característicos do Alentejo, acentuando a passagem do testemunho de uma tradição vincadamente regional, para uma visão partilhada e assumida de difusão cultural genuinamente popular e portuguesa, ao colocar-se sob a égide do grande escritor, cuja obra acabou por evocar.



Os Ceifeiros de Cuba - Grupo Etnográfico, actualmente ensaiados pelo Mestre Ermelindo Galinha - têm levado o nome de Cuba e do Alentejo de norte a sul do País, bem como ao estrangeiro, nomeadamente, Espanha (Burgos no País Basco e Monastério) e França (Bourgogne, Chatillhon-en-Bazois, Saulieu, Estrasbrugo, no Parlamento Europeu). Têm sido centenas as actuações do Grupo, nos mais variados contextos, quer em Feiras, Exposições, Hotéis, Discotecas, Encontros de Corais e Festivais, quer em recepções e outros eventos de carácter social e cultural; de destacar as actuações no Coliseu dos Recreios, no Teatro Maria Matos, no Pavilhão dos Desportos, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, na Alfândega no Porto, no encerramento do I Congresso do Cante Alentejano, ainda as três actuações na EXPO 98, no Pavilhão de Portugal, Pavilhão dos Oceanos e Pavilhão do Território. Na Televisão o Grupo participou nos Programas "Bom Dia", "País, País" e "Cais do Oriente" da RTP1; "Acontece" da RTP2, "Jardim das Estrelas" da RTP Internacional e "Horizontes da Memória" na RTP2 e RTP Internacional; de registar, também, duas participações cinematográficas, uma no filme documentário "Alentejo Cantado" de Francisco Manso e outra em "Polifonias - Pace è Salute, Michel Giacometti", de Pierre-Marie Goulet.



A produção discográfica dos "Ceifeiros de Cuba" tem sido outro dos meios de preservação e divulgação do cante alentejano, tendo, até ao momento o Grupo produzido sete cassetes, um single, um LP e participação em três CD um dos quais editados pelo Instituto Internacional de Música Tradicional de Berlim e Smithsonian Folkways de Washington.



Os constantes convites que o Grupo recebe para actuações diversas são o reconhecimento do seu valor o qual tem sido, também, reconhecido pelos troféus que ganhou nos certames em que participou - sete primeiros lugares, quatro segundos lugares e quatro terceiros lugares.



"Os Ceifeiros de Cuba" consideram-se, por isso, um Grupo bem representativo do cante alentejano.



Anónimo @ 15:59

Ter, 29/11/05

 

tem. Todas as pessoas que vão para os grupos corais têm de ser obrigatoriamente do Benfica!ijy7tuityf
</a>
(mailto:iky7iyu@uiop.pi)

Anónimo @ 09:38

Qua, 15/12/04

 

Bela representação de diversos grupos do cante alentejano... reparei que na indumentária é comum em todos eles o lenço vermelho. Tem algum dado histórico este facto?Carlos Tavares
(http://o-microbio.blogspot.com)
(mailto:carlos.roquegest@mail.telepac.pt)

daniel @ 22:18

Dom, 25/05/08

 

o vosso grupo canta "castelo de beja"?

Dezembro 2004
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
11

13
15
17
18

19
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


Pesquisar
 
eXTReMe Tracker
blogs SAPO