Lumife @ 16:51

Dom, 21/11/04

erv.jpg

Ervidel



.



Mulheres do Cante é o título de um livro sobre o cante coral feminino no Alentejo lançado hoje em Ervidel, concelho de Aljustrel, durante o certame Vin&Cultura. A obra, da autoria de Manuel Nobre, presidente da Junta de Freguesia local, resultou de um trabalho final apresentado pelo autarca num curso de Etnomusicologia.


Fonte do município de Aljustrel adiantou que o livro Mulheres do Cante está dividido em três partes, debruçando-se a primeira sobre o cante coral feminino no Alentejo, com referências ao seu aparecimento e enquadramento histórico e social.


A segunda parte do livro integra uma abordagem à história de Ervidel e, na última, o destaque vai para o Grupo Coral Feminino Flores de Primavera, oriundo daquela localidade do concelho de Aljustrel e que está a celebrar 25 anos de existência. "Trata-se de um dos grupos femininos mais antigos ainda em actividade e, este, foi precisamente o motivo que levou a Junta de Freguesia a lançar o livro", explica a autarquia.


Além desde momento alto, o evento Vin&Cultura, que se desenrola nas várias adegas de Ervidel, integra a actuação de grupos corais e ranchos folclóricos, sessões de poesia popular, noite de fados e um tributo a José Afonso, pelo grupo de teatro Lêndeas d"Encantar.


Uma exposição sobre o "Ciclo do Vinho", patente na Casa do Povo, jogos tradicionais, animação de rua e visitas guiadas são outras das actividades do certame, organizado pela Câmara Municipal de Aljustrel.



.


(in Diário do Alentejo)



Anónimo @ 16:33

Seg, 22/11/04

 

Há tanto tempo que já não te visitava, mas tb há muito que não postava. estive um pouco ausente da blogosfera, mas vejo que por aqui o Alentejo continua bem vivo. Gostaria de poder ir, é tentador, até porque gosto de Zeca Afonso, de grupos folclóreicos, mas o tempo escasseia e voa. A distânca também não ajuda. Mas é bom saber que o Alentejo ainda pulsa - pulsa com alma.

Um abraçoRuy
(http://www.orostodachuva.blogs.sapo.pt)
(mailto:crcsimoes@sapo.pt)

Anónimo @ 10:42

Seg, 22/11/04

 

Já ouvi vários coros alentejanos, mas nunca nenhum feminino. Vou ter de ouvir...Carlos Tavares
(http://o-microbio.blogspot.com)
(mailto:carlos.roquegest@maqil.telepac.pt)

Anónimo @ 17:35

Dom, 21/11/04

 

Esquecemos tantas vezes as tradições no nosso país , os costumes antigos...e ao esquecermos não valorizamos e ficam perdidas no tempo. Muito obrigado por me ensinares e demonstrares as nossas tradições! Beijosmonica
(http://mco.blogs.sapo.pt)
(mailto:monicacarvalho1@sapo.pt)

Novembro 2004
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
12
13

16
18
19
20

22
24
25
27

28
29
30


Pesquisar
 
eXTReMe Tracker
blogs SAPO