Lumife @ 02:35

Seg, 11/07/05

vnbaronia-jf.jpg



Descobri agora um site da Junta de Freguesia de Vila Nova da Baronia mas que suponho sem actualização desde Março deste ano. Nem mesmo a Feira Anual que se realiza a 16 e 17 de Julho (1ª Mostra de Produtos e Serviços Locais) merece qualquer destaque neste site.


*


Transcrevo de seguida a História de Vila Nova da Baronia conforme consta no site da Junta de Freguesia:



Vila Nova da Baronia, inicialmente denominada Vila Nova de Alvito, sofreu ao longo dos tempos alterações no nome, tais como Vila Nova a par de Alvito, Vila Nova junto a Alvito ou Vila Nova junto a Viana. Estas designações mantiveram-se até ao séc. XVIII, altura em que tomou a designação final de Vila Nova da Baronia, por fazer parte do grande senhorio dos Barões de Alvito. A referência mais antiga a esta vila data do séc. XIII. Foi fundada em terras doadas pelo concelho de Évora ao Chanceler-Mor de D. Afonso II, Estêvão Anes, em 1257, o qual as integrou no seu couto de Alvito.


Em 1279 é testada pelo Chanceler à Ordem da Santíssima Trindade de Santarém. Foi este mosteiro que lhe concedeu o primeiro foral em 1280, documento que regula as relações entre senhores e indivíduos, estabelecendo obrigações e privilégios dos habitantes da localidade.


Em 1283, devido à polémica que surge entre os trinitários e D. Dinis, os frades abandonam o senhorio. Desta forma, em 1284, juntamente com Alvito. Vila Nova volta aos domínios da Coroa, sendo o foral confirmado pelo Rei em 1289.


Durante o reinado de D. João I, no ano de 1387, Vila Nova da Baronia foi doada, conjuntamente com Alvito, a Diogo Lopes Lobo, mantendo-se nesta família até à extinção das donatarias.


Vila Nova da Baronia constitui sede de concelho com autonomia administrativa e judicial até 1836, sendo testemunho disso o pelourinho que hoje se localiza na Praça da República. Nesse ano o concelho de Vila Nova da Baronia foi integrado no de Alvito, fazendo parte da diocese e comarca de Évora, integrava a provedoria de Beja, enquanto a nível jurídico se encontrava dependente de Alvito.


Admite-se a possibilidade de Vila Nova ter possuído castelo, embora hoje não restem vestígios de obras de defesa.


matriz_vnb.jpg



Vila Nova da Baronia possui no seu centro histórico um património edificado significativo, que se traduz não só num conjunto de igrejas erguidas nos sécs. XVI e XVII, onde se destaca a imponência da Igreja Matriz, os azulejos seiscentistas da Igreja de Nossa Senhora da Conceição e os restos do magnífico revestimento fresquista da Igreja da Misericórdia, mas também em alguns apontamentos arquitectónicos que se podem descobrir ao percorrer as ruas da vila.


São também de muito valor o conjunto de ermida que circundam a vila: Sant’Águeda, S. Pedro e Santo António. À excepção de Sant’Águeda, as outras duas encontram-se numa completa ruína.


São também de destacar os belíssimos portais manuelinos, semelhantes na traça, divergindo apenas na decoração aplicada.


Seguindo a tradição religiosa, encontramos em Vila Nova da Baronia, três Passos, onde se apresentam as Estações da Via-sacra durante a procissão dos Passos do Senhor.


Tendo sido sede de concelho, Vila Nova da Baronia possui no Largo General Teófilo da Trindade, o edifício dos antigos Paços do Concelho. Tudo isto inserido num casario que mostra ainda alguns exemplares de cariz popular, de fachadas simples ornamentadas com chaminés de ressalto.



</font>



Anónimo @ 20:56

Ter, 12/07/05

 

Alentejo a branco e azul para aliviar da seca e da água morta.

:)maker
(http://poischove.blogspot.com)
(mailto:arrabida@sapo.pt)

Anónimo @ 11:38

Seg, 11/07/05

 

Bom post de informação e cultura:)wind
(http://wind9.blogspot.com)
(mailto:sagit_126@hotmail.com)

Anónimo @ 09:05

Seg, 11/07/05

 

Interesses e cores clubisiticas à parte, a casa que está na imagem é um amor! Tão gira e mimosa! Mais uma vez vi o teu gosto pelas tradições, pelo nosso patrimonio, pelo nosso país que por vezes não damos tanto valor nas férias.Tens deixado por aqui boas sugestões de visita. Pelo menos uma delas vou acatar! Gostei da música...beijinhosMónica
(http://mco.blogs.sapo.pt)
(mailto:monicacarvalho1@sapo.pt)

Julho 2005
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
14
15
16

17
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


Pesquisar
 
eXTReMe Tracker
blogs SAPO