A L M O D Ô V A R
![sev portela.jpg](http://beja.blogs.sapo.pt/arquivo/sev portela.jpg)
.
Aspectos Geográficos
O concelho de Almodôvar, do distrito de Beja, localiza-se na região do Alentejo, no Baixo Alentejo, ocupa uma área de 777,4 km2 e abrange oito freguesias: Almodôvar, Gomes Aires, Rosário, Santa Clara-a-Nova, Santa Cruz, São Barnabé, Senhora da Graça de Padrões e Aldeia dos Fernandes.
O concelho encontra-se limitado a noroeste e oeste pelo concelho de Ourique, a sul por Loulé e Silves, ambos do distrito de Faro, a este por Mértola e a norte e nordeste por Castro Verde.
Este concelho apresentava, em 2001, um total de 8145 habitantes.
Possui um tipo de clima mediterrânico, com um período seco de cerca de 80 a 100 dias, durante o Verão, em que a temperatura média varia entre os 26 °C e os 29 °C. No Inverno, as temperaturas são relativamente moderadas.
A sua morfologia é marcada pelo monte da Cachopa (281 m) e pela serra do Caldeirão (561 m).
Dos recursos hídricos, salientam-se a ribeira de Oeiras, o rio Vascão e o rio Mira.
História e Monumentos
Existem testemunhos, nas terras deste concelho, que comprovam que a sua povoação é muito antiga, como as antas do período megalítico e, por exemplo, as Mesas do Castelinho, cujo povoado terá tido origem no século V ou VI a. C.
Estas terras foram mandadas repovoar por D. Dinis pela outorgação de foral em 1285, após as guerras entre mouros e cristãos.
Posteriormente, em 1512, D. Manuel confirma e amplia o foral de D. Dinis.
A nível do património arquitectónico, destacam-se os vestígios arqueológicos romanos e árabes da 1.ª e 2.ª Idade do Ferro; o Convento de São Francisco, que foi fundado, em 1680, por Frei José Evangelista e a Igreja Matriz, cujo templo possui três naves, com colunas toscanas, ostentando uma sumptuosa capela-mor mandado construir por D. João V, em 1747.
É de realçar ainda a Igreja da Misericórdia, que remonta ao tempo de D. Leonor, tendo anexada a Capela do Senhor do Calvário.
Tradições, Lendas e Curiosidades
As manifestações populares e culturais do concelho são numerosas, sendo de destacar a festa de Santa Clara, realizada a 12 de Agosto; a festa de aniversário da Casa da Cultura, no último fim-de-semana de Abril;a festa de Santo Amaro, realizada a 15 de Janeiro, decorrendo também uma feira muito típica relativa à devoção de Santo Amaro; a 24 de Junho, a festa de S. João; a 20 de Abril, a feira de Abril e a Feira Anual a 5 de Outubro.
No artesanato merecem referência as mantas de retalhos, as cadeiras em bunho, os trabalhos em madeira, as rendas e os bordados.
Em Almodôvar, como instalações culturais destacam-se o Museu Severo Portela e a Biblioteca Municipal.
Economia
No concelho predominam as actividades ligadas ao sector primário, seguido dos sectores secundário e terciário. No sector secundário destacam-se as indústrias de exploração de cortiça, de exploração florestal, de carpintaria, a serralharia civil, a construção civil e destilarias de aguardente de medronho. No sector terciário sobressai o pequeno comércio.
A agricultura tem ainda uma grande importância, facto comprovado pela elevada percentagem de área agrícola concelhia, que ocupa cerca de 68% da área total do concelho, destacando-se os cultivos de cereais para grão, prados temporários e culturas forrageiras, culturas industriais, pousio, olival, prados e pastagens permanentes.
A pecuária regista também algum relevo, nomeadamente na criação de ovinos, aves e suínos.
Cerca de 7705 ha do território correspondem a área coberta de floresta.