Beja - Teatro Municipal Pax Julia

A maior sala de espectáculos de Beja reabre sexta-feira, após vários anos em obras de remodelação.
"O espaço sofreu obras de remodelação e
encontra-se agora pronto para acolher todo o tipo de espectáculos", refere um comunicado da autarquia local.
O teatro municipal Pax Julia, "foi equipado com as mais modernas tecnologias em termos de som e luz, de modo a proporcionar aos artistas todas as condições para trabalharem sem constrangimentos", explica a entidade gestora. A plateia foi reformulada de forma a criar um espaço "acolhedor e confortável".
Entre os dias 17 de Junho e 16 de Julho, o Pax Julia estará aberto em
"regime de pré-temporada". Durante um mês a programação priveligia a "qualidade e a diversidade", tendo por objectivo ir "ao encontro dos públicos existentes na cidade de Beja".
Durante o primeiro mês da "nova vida do teatro" irão decorrer 28 eventos que vão da música popular portuguesa ao teatro clássico, passando pelo cinema ou pela dança. "Estes eventos dividir-se-ão pelos três espaços do Teatro: o auditório, a sala estúdio e a cafetaria.
Os preços dos bilhetes variam entre 2 e 10 e podem ser adquiridos na
bilheteira do Teatro entre as 14h e as 20h, sendo que em dias de
espectáculo reabrirá 1 hora antes do seu incício.
As novas tecnologias também vão dar uma ajuda na divulgação dos espectáculos agendados para o centenário teatro. "Quem estiver interessado poderá receber um sms que informa, semanalmente, sobre os espectáculos agendados para aquele período de tempo", acrescenta a entidada gestora do Pax Julia.
.
(Notícias do Alentejo)
*
Alvito - A Boda do Barão
Ao dia 25 de Junho do ano da Graça de 2005 no Castelo de Alvito se realiza a Boda do Barão.
"Manda o Barão de Alvito que se reunam todos os homens bons para a sua Boda de Casamento nesta bela vila de Alvito e de todo o Portugal"
Mais informações:
Posto de Turismo de Alvito-Telf.: 284 485 440 e-mail: turismo@cm-alvito.pt
Reservas até 21/06
Pousada do Castelo de Alvito- Telf.: 284 480 700 e-mail: recepcao.alvito@pousadas.pt
*
Aljustrel - III Encontro das Comunidades Mineiras - 7 a 10 de Julho
Situada na Faixa Piritosa Ibérica, Aljustrel é uma vila profundamente marcada pela actividade mineira. Os vestígios de mineração são muito antigos. O período histórico mais antigo de muito intensa actividade extractiva é durante a ocupação romana. Ainda hoje os vestígios são evidentes: desde galerias de exploração até aos escoriais, passando por variadíssimos objectos provenientes de trabalhos arqueológicos ou de recolhas fortuitas. Só na época moderna, com a industrialização, a actividade mineira em Aljustrel, conheceu de novo um forte incremento. É deste período que datam as estruturas e elementos mais significativos deste património e desta cultura.
Por outro lado, muitas minas europeias têm vindo a aproveitar os seus recursos de património industrial do ponto de vista cultural, educativo, científico e turístico. A avaliação que é feita desta opção é que, para além de evitar a degradação das estruturas e preservar a memória e o património, possibilita uma dinâmica económica interessante, complementar ou alternativa à mineração. Também em Portugal se estão a dar alguns passos neste sentido. É, por isto, importante conhecer outros projectos, os seus êxitos e dificuldades, trocar experiências, gerar sinergias e criar redes de cooperação, pensar o futuro.
É neste quadro que surgem os Encontros das Comunidades Mineiras, de que agora se apresenta a III edição. Estes Encontros têm uma periodicidade bienal e, como objectivos, para além de promover a cultura e identidade mineiras, debater os problemas e potencialidades destas zonas, nomeadamente os seus aspectos históricos, patrimoniais, geológicos e económicos.
----- PROGRAMA PROVISÓRIO -----
DATA: de 7 a 10 de Julho de 2005 (de quinta-feira a domingo)
ORGANIZAÇÃO:
Câmara Municipal de Aljustrel
Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação (ex-Instituto Geológico e Mineiro)
Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira
Unidade de Arqueologia de Aljustrel (UAAL)
PROGRAMA:
EXPOSIÇÃO DE GASÓMETROS ANTIGOS, entre 7 de Julho e 31 de Agosto, no Museu Municipal de Aljustrel;
Colóquio internacional RECUPERAÇÃO AMBIENTAL E VALORIZAÇÃO DO PATRIMÓNIO MINEIRO com a participação de conferencistas portugueses, espanhóis, belgas e britânicos, nos dias 8 e 9 de Julho (sexta-feira e sábado), no auditório da Biblioteca Municipal de Aljustrel;
Espectáculo VIDA MINEIRA de homenagem ao mineiro, constituído por histórias da mina, grupo coral do Sindicato dos Mineiros e intervenção teatral pelo grupo GAITA, no dia 8 de Julho (sexta-feira) às 21,30 na sala de espectáculos do Sindicato dos Mineiros em Aljustrel;
EXPOMIN, Exposição Internacional Mineira, onde estarão representadas zonas e empresas mineiras e instituições de investigação e ensino com actuação nesta área, nos dias 9 e 10 de Julho (sábado e domingo), no pavilhão do Parque de Exposições e Feiras de Aljustrel;
CONVÍVIO MINEIRO, espaço aberto de convívio de várias zonas mineiras de Portugal e de Rio Tinto (Espanha), com animação, durante todo o dia 9 de Julho (sábado), no Parque de Exposições e Feiras.
*
Mais informações em www.mun-aljustrel.pt
Ou através do email turismo.aljustrel@mail.telepac.pt
ou do telefone 284 60 10 10 (todos os dias das 9,30 e as 12,30 e das 16,00 às 19,30 horas)